ENTÃO, SUBIU JESUS AO MONTE E ASSENTOU-SE ALI COM OS SEUS DISCÍPULOS. ORA, A PÁSCOA, FESTA DOS JUDEUS, ESTAVA PRÓXIMA. ENTÃO, JESUS, ERGUENDO OS OLHOS E VENDO QUE GRANDE MULTIDÃO VINHA TER COM ELE, DISSE A FILIPE: ONDE COMPRAREMOS PÃES PARA LHES DAR A COMER?
JOÃO 6:3-5 ARA
NÓS SABEMOS O QUE ACONTECEU A SEGUIR, JESUS MULTIPLICOU 5 PÃES E 2 PEIXES, E ALIMENTOU CERCA DE CINCO MIL HOMENS, FORA MULHERES E CRIANÇAS.
PODEMOS ESTIMAR QUE HAVIA ALÍ NESSA MULTIDÃO, QUEM SABE DE 10 A 12 MIL PESSOAS, QUE FORAM ALIMENTADAS POR JESUS.
MAS JESUS FAZ UMA INTRIGANTE PERGUNTA A FELIPE: FELIPE ONDE NÓS VAMOS COMPRAR PÃES PARA DAR DE COMER A ESTA MULTIDÃO?
E EU DIGO UMA PERGUNTA INTRIGANTE, PORQUE ONDE PODERIAM COMPRAR PÃO SUFICIENTE PARA TANTA GENTE?
CERTAMENTE NÃO HAVERIA NENHUM LUGAR, QUALQUER PADEIRO QUE FOSSE CONSULTADO FALARIA: DESCULPA, MAS EU NÃO TENHO COMO ASSAR PÃES PARA 10 MIL PESSOAS HOJE.
OU QUEM SABE, PERDOE-ME, MAS VOCÊS DEVERIAM TER FALADO ISSO COM ANTECEDÊNCIA, PELO MENOS UMA SEMANA ATRÁS, EU NÃO TENHO COMO ATENDER VOCÊS, NÃO DÁ.
POR ISSO A PERGUNTA FOI INTRIGANTE.
É BOM OBSERVAR, QUE AQUI NO VERSÍCULO 6, DIZ QUE JESUS FEZ A PERGUNTA PARA TESTAR FILIPE.
NO BOM SENTIDO, JESUS ARMOU UMA ARAPUCA E FELIPE CAIU NELA.
PORQUE DIGO ISSO?
POR CAUSA DA RESPOSTA QUE FELIPE DEU A JESUS.
AQUI NO VERSÍCULO 7 APARECE ESSA RESPOSTA, NÓS ENCONTRAMOS AS PALAVRAS DO DISCÍPULO DIZENDO ASSIM A JESUS: RESPONDEU-LHE FELIPE, NÃO LHES BASTARIAM 200 DENÁRIOS DE PÃO PARA RECEBER CADA UM O SEU PEDAÇO.
VEJA BEM, COMO FELIPE ESTAVA EM DESARMONIA COM JESUS, O MESTRE PERGUNTOU: ONDE VAMOS COMPRAR?
AONDE NÓS VAMOS?
FELIPE RESPONDE EM OUTRAS PALAVRAS?
NÓS NÃO TEMOS DINHEIRO PARA COMPRAR.
MAS JESUS NÃO HAVIA PERGUNTADO SOBRE O DINHEIRO, SOBRE AS CONDIÇÕES.
POBRE FELIPE, ELE PERDEU A OPORTUNIDADE DE CONFIAR INTEIRAMENTE EM JESUS, E EM SEU PODER.
JESUS ESTAVA EXPERIMENTANDO FELIPE, ESTAVA DANDO A ELE UMA OPORTUNIDADE DE EXERCER FÉ NO FILHO DE DEUS.
ERA ISSO QUE ELE ESTAVA FAZENDO, MAS FELIPE PERDEU A OPORTUNIDADE DE DEVOLVER O PROBLEMA PARA JESUS.
ISSO MESMO, O DISCÍPULO FELIPE PERDEU A OPORTUNIDADE DE DIZER: MESTRE, PORQUE SAIR PARA COMPRAR PÃO, SE TU RECEBE DIARIAMENTE O PODER DO PAI PARA FAZER TODAS AS COISAS, TODOS OS MILAGRES.
MESTRE, NÓS NÃO PRECISAMOS SAIR PARA COMPRAR, SE O SENHOR QUISER, SE TÃO SOMENTE O SENHOR DISSER, POR TUA PALAVRA, TODAS AS FOLHAS QUE ESTÃO POR AQUI PODEM SE TRANSFORMAR EM PÃES, OU TODAS AS PEDRAS QUE TEMOS AQUI NA REGIÃO PODEM VIRAR PÃES.
É LÓGICO QUE DEUS NÃO FAZ TODOS OS MILAGRES ASSIM, É LÓGICO QUE PRECISAMOS COMPRAR O NOSSO SUSTENTO DIARIAMENTE.
MAS, VEJA BEM AMIGO, A QUESTÃO AQUI NÃO É A EXISTÊNCIA OU AUSÊNCIA DE PÃO, A QUESTÃO QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDA AQUI É QUE JESUS ESTÁ FAZENDO UMA EXPERIÊNCIA DE FÉ COM O SEU DISCÍPULO.
ELE ESTÁ TENTANDO AJUDÁ-LO EM SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL, E EU FICO PENSANDO, SE CRISTO FEZ ESSA EXPERIÊNCIA COM FELIPE, QUANTAS EXPERIÊNCIAS ELE TAMBÉM NUM JÁ FEZ COM VOCÊ?
QUANTAS VEZES ELE JÁ NUM TESTOU A MINHA FÉ, A SUA FÉ.
QUANTAS VEZES ELE JÁ NÃO CRIOU OPORTUNIDADES PARA QUE NÓS RETORNÁSSEMOS, DEVOLVÊSSEMOS A DIFICULDADE PARA ELE?
DIZENDO: SENHOR, TU PODES FAZER TODAS AS COISAS; SENHOR, SE TU DERES UMA ÚNICA ORDEM, O MILAGRE VAI ACONTECER, PORQUE O SENHOR TEM TODO PODER NOS CÉUS E NA TERRA.
SE JESUS ESTAVA FAZENDO UM EXPERIMENTO, É PORQUE ELE QUERIA QUE FELIPE TIVESSE UM OUTRO TIPO DE EXPERIÊNCIA COM ELE, UMA EXPERIÊNCIA MAIS PROFUNDA, MAS GENUÍNA, NÃO É BELO ISSO?
QUE TAL NÓS PEDIRMOS A DEUS HOJE, QUE FAÇA ESTA EXPERIÊNCIA CONOSCO, QUE NOS DESAFIE A UMA CAMINHADA MAIS PROFUNDA, A UM ANDAR MAIS ÍNTIMO COM ELE, VOCÊ QUER ISSO?
ENTÃO ORA COMIGO.