RESPONDE-ME QUANDO CLAMO, Ó DEUS DA MINHA JUSTIÇA; NA ANGÚSTIA, ME TENS ALIVIADO; TEM MISERICÓRDIA DE MIM E OUVE A MINHA ORAÇÃO.
SALMOS 4:1 ARA
O SALMO 4 É UMA COMPOSIÇÃO DE DAVI, ELE CHEGOU A SER INTITULADO POR ALGUNS COMO ORAÇÃO VESPERTINA.
VOCÊ SABE A PALAVRA VESPERTINA, AO CAIR DA TARDE.
AO CAIR DA TARDE O SALMISTA RELEMBRAVA DAS DIFICULDADES DO DIA, E FICAVA SATISFEITO.
FICAVA SATISFEITO?
COMO PODE ALGUÉM FICAR SATISFEITO COM AS DIFICULDADES?
VOCÊ DEVE ESTÁ PENSANDO NÉ?
BOM, A SATISFAÇÃO DO SALMISTA AQUI, COMO NÓS PODEMOS LER, NÃO RESIDIA NA DIFICULDADE EM SI, MAS NA CERTEZA DA AJUDA QUE DEUS LHE HAVIA DADO NAS HORAS DE ANGÚSTIA QUE ELE HAVIA PASSADO.
ELE SABIA QUE DEUS O HAVIA PROTEGIDO, E ISSO PRODUZIA NELE PAZ E TRANQUILIDADE.
VOCÊ PERCEBE AMIGO, AMIGA, QUE ALGO A DE PEDIR PARA QUE DEUS OS RESPONDA, ELE O FAZ COM CONVICÇÃO, NÃO POR CAUSA DE UM ARROGANTE PRETENSÃO, EM QUERER FORÇAR QUE DEUS O ATENDA.
NÃO, NÃO É ISSO QUE O SALMO ESTÁ ENSINANDO, MAS PELA EXPERIÊNCIA DE JÁ TER SIDO ALIVIADO POR ESSE DEUS EM UM OUTRO MOMENTO DA SUA HISTÓRIA, É POR ISSO QUE ELE FAZ ISSO.
E VEJA VOCÊ TAMBÉM QUE A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA DAVI, NÃO ESTAVA NO FATO DE SER POSITIVAMENTE ATENDIDO, MAS ESTAVA NO FATO DE TER SIDO OUVIDO POR ELE, ISSO, INDEPENDENTE DA RESPOSTA QUE DEUS TIVESSE.
EM ALGUM MOMENTO, VOCÊ JÁ SE SENTIU TENTADO A CARREGAR DÚVIDAS EM SEU CORAÇÃO, EM RELAÇÃO A DEUS ESTAR OU NÃO OUVINDO A SUA ORAÇÃO?
VOCÊ JÁ TEVE ESSAS DÚVIDAS?
VOCÊ JÁ PENSOU EM SE ÀS SUAS PRECES, ELAS ESTAVAM PASSANDO DO TETO OU NÃO?
ISSO GERALMENTE ACONTECE EM PELO MENOS DUAS CIRCUNSTÂNCIAS, OU QUANDO NÃO SOMOS ATENDIDOS IMEDIATAMENTE, OU SENÃO FOMOS ATENDIDOS DA FORMA COMO NÓS GOSTARÍAMOS DE SER, É ISSO QUE ACONTECE.
A LIÇÃO QUE DAVI VEM NOS DAR ATRAVÉS DO SALMO DE HOJE, É QUE POR CAUSA DE JÁ TERMOS SIDO LIVRADOS EM MOMENTOS DE ANGÚSTIA, EM OUTRAS OCASIÕES, NÓS PODEMOS TER A CERTEZA DA AJUDA DIVINA NAS AFLIÇÕES DO DIA A DIA.
TODAVIA, A SUA MISERICÓRDIA PARA CONOSCO NÃO RESIDE NO FATO DE NÓS SERMOS IMEDIATAMENTE LIVRADOS, MAS SIM, DE SERMOS POR ELE OUVIDOS.
SAIBA QUERIDO AMIGO, QUERIDA AMIGA, PODE SER QUE HOJE OU ONTEM, TENHA SIDO DIAS DIFÍCEIS PARA VOCÊ, COMPLICADOS, DESAFIADORES OU ATÉ QUEM SABE, ANGUSTIANTE, POR ALGUM MOTIVO.
MAS A PERGUNTA QUE EU GOSTARIA DE FAZER PARA VOCÊ HOJE É, COMO VOCÊ DECIDIRÁ, COMO TERMINARÁ O SEU DIA, COMO O HOJE VAI TERMINAR, TRANQUILO E EM PAZ, MESMO EM MEIO ÀS DIFICULDADES, POR JÁ TER SIDO AJUDADO POR DEUS EM VÁRIOS OUTROS MOMENTOS?
OU SERÁ NO FINAL DO DIA UM MOMENTO DE MURMURAÇÕES, RECLAMAÇÕES E DÚVIDAS?
POR TALVEZ NÃO ESTÁ SENDO ATENDIDO DA FORMA OU NA VELOCIDADE COMO VOCÊ GOSTARIA?
MESMO SENDO ESSE SALMO CONSIDERADO UMA ORAÇÃO VESPERTINA, PARA O FINAL DO DIA, PORQUE NÃO TRANSFORMAR AGORA EM SUA PRIMEIRA ORAÇÃO, ANTES DE SAIR PARA OS OS SEUS AFAZERES DIÁRIOS.
CLAME AO SENHOR, POIS ELE ESTÁ OUVINDO VOCÊ AGORA MESMO.