QUANDO SAIU ISRAEL DO EGITO, E A CASA DE JACÓ, DO MEIO DE UM POVO DE LÍNGUA ESTRANHA, JUDÁ SE TORNOU O SEU SANTUÁRIO, E ISRAEL, O SEU DOMÍNIO.
SALMOS 114:1-2 ARA
JERUSALÉM ERA A CAPITAL DE ISRAEL, SITUADO NA PROVÍNCIA DE JUDÁ.
TODA PÁSCOA, CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS AFLUÍAM PARA JERUSALÉM, E QUANDO CHEGAVAM LÁ, A CIDADE FICAVA APINHADA DE GENTE.
DE DIA E DE NOITE, SE OUVIAM OS SONS DE MÚSICAS QUE ECOAVAM PELAS COLINAS DE JUDÁ.
OS RISOS, AS ORAÇÕES, OS LOUVORES, TUDO ISSO REFLETIA A ALEGRIA DO POVO DE PERTENCER A DEUS.
DO TEMPLO, CONSTRUÍDO POR SALOMÃO, NO MONTE SIÃO, SE OUVIAM O SOM DAS TROMBETAS, E O CHEIRO DOS SACRIFÍCIOS QUEIMANDO LEMBRAVA A LIBERTAÇÃO PROVIDA POR DEUS LÁ NO CATIVEIRO DO EGITO.
O SALMO 114, ERA UM DOS PRINCIPAIS CÂNTICOS DA PÁSCOA, O POVO CANTAVA ESSE SALMO NO PÁTIO DO TEMPLO DE SALOMÃO, EM TOM DE TRIUNFO, ISSO PORQUE ESSE SALMO NÃO DEIXAVA O POVO SE ESQUECER, PORQUE ELES ESTAVAM ALI DURANTE MAIS DE 400 ANOS, É MUITO TEMPO NÃO?
400 ANOS ISRAEL ESTEVE CATIVO NO EGITO, EM BOA PARTE DESSE TEMPO, ELES FORAM DURAMENTE ESCRAVIZADOS, E SOBRE A CHIBATA E O TRABALHO FORÇADO, A CULTURA ISRAELITA FOI SUFOCADA PELA OPRESSÃO POLÍTICA, PELA IDOLATRIA, A PONTO DE O CONHECIMENTO DE DEUS SER QUASE ESQUECIDO.
ENTÃO DEUS FOI AO ENCONTRO DE SEU POVO, SALMO 114 DIZ, QUE O MAR VIU O POVO E FUGIU, O RIO DO JORDÃO SE REPRESOU DIANTE DE ISRAEL, OS MONTES E AS COLINAS TREMERAM DIANTE DO POVO DE DEUS, A TERRA ESTREMECEU PERANTE O SENHOR DEUS DE JACÓ, E AS ROCHAS E SEIXOS SE CONVERTERAM EM ÁGUA PARA SACIAR A SEDE NO DESERTO.
SEMPRE QUE OS ISRAELITAS CANTAVAM O SALMO 114, ELES SE LEMBRAVAM DE QUE DEUS OS HAVIA DADO VÁRIAS VITÓRIAS, DEUS OS HAVIA CONQUISTADO, AS RIQUEZAS QUE ELES HAVIAM ADQUIRIDO, A CHUVA QUE CAÍA PARA PRODUZIR O GRÃO QUE SERVIA DE ALIMENTO, TUDO FOI GARANTIDO PELO DEUS QUE OS LIBERTOU DA ESCRAVIDÃO.
ELES SEMPRE SE LEMBRAVAM, QUE NA PRIMEIRA PÁSCOA, O SANGUE DE UM CORDEIRO FOI PASSADO NOS UMBRAIS DAS PORTAS, E NAS CASAS ISRAELITAS, ISTO É UM SINAL DE LIBERTAÇÃO E PROTEÇÃO.
E VOCÊ?
VOCÊ SE LEMBRA TAMBÉM DA LIBERTAÇÃO DE DEUS?
VOCÊ É UM ESCRAVO DO PECADO, NÃO HAVIA SOLUÇÃO HUMANA, MAS POR MEIO DE UMA CRUZ, MANCHADA DE SANGUE, JESUS SE TORNOU O CORDEIRO PASCAL.
ELE DERRAMOU SEU SANGUE, ENQUANTO CARREGAVA O SEU E O MEU PECADO, SOBRE OS SEUS OMBROS.
ELE SOFREU O SEU E O MEU CASTIGO, EM TROCA, OFERECE A VOCÊ E A MIM PERDÃO, JUSTIÇA E VIDA ETERNA.
QUE COISA MARAVILHOSA, ESTA É A GRAÇA DE DEUS, COM SUAS MÃOS E PÉS PREGADOS, JESUS ABRIU O MAR DO PECADO QUE NOS SEPARAVA DE DEUS, QUEBROU AS CADEIAS DA MORTE QUE NOS MANTINHAM LONGE DO NOSSO CRIADOR.
OS DEMÔNIOS ESTREMECEM DIANTE DELE, ELE É A ROCHA DA NOSSA SALVAÇÃO, É A ÁGUA DA VIDA, E POR MEIO DE JESUS VOCÊ TEM ACESSO DIRETO A DEUS EM SEU SANTUÁRIO.
TODAS AS BÊNÇÃOS, TUDO DE BOM QUE VOCÊ TEM FOI GARANTIDO NA CRUZ DO CALVÁRIO ATRAVÉS DE CRISTO.
SERIA IMPOSSÍVEL VIVER SE JESUS NÃO TIVESSE MORRIDO, E ESTENDIDO A SUA GRAÇA A TODOS NÓS.
PREZADO AMIGO, PREZADA AMIGA, QUE NESTE DIA VOCÊ SE LEMBRE, QUE AQUELE QUE NÃO JULGOU O FATO DE SER MAIS IMPORTANTE, DO QUE VIR AO SEU ENCONTRO PARA NOS SALVAR, LEMBRE-SE DE CRISTO, QUE TUDO FEZ POR VOCÊ E POR MIM, E NESSE DIA, CAMINHE HUMILDEMENTE AO LADO DELE.