ÀS MARGENS DOS RIOS DA BABILÔNIA, NÓS NOS ASSENTÁVAMOS E CHORÁVAMOS, LEMBRANDO-NOS DE SIÃO. NOS SALGUEIROS QUE LÁ HAVIA, PENDURÁVAMOS AS NOSSAS HARPAS, POIS AQUELES QUE NOS LEVARAM CATIVOS NOS PEDIAM CANÇÕES, E OS NOSSOS OPRESSORES, QUE FÔSSEMOS ALEGRES, DIZENDO: ENTOAI-NOS ALGUM DOS CÂNTICOS DE SIÃO.
SALMOS 137:1-3 ARA
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA, CONHECE ESSE DITADO?
IMAGINO QUE SIM, NÉ?
ALIÁS, VOCÊ SABIA QUE NO ANO 2016, FOI PRODUZIDO UM LONGA-METRAGEM COM ESSA TEMÁTICA?
O LONGA É UMA COMÉDIA MUSICAL, ONDE, UM COALA PARA SALVAR O TEATRO DA SUA FAMÍLIA DA FALÊNCIA, RESOLVE PROMOVER UM INUSITADO CONCURSO DE CANTO.
MUITOS ANIMAIS SE INSCREVERAM, PODENDO ALI SUPERAR OS SEUS TRAUMAS E OS SEUS MEDOS.
SERÁ QUE ISSO DARIA CERTO, NO CONTEXTO DO NOSSO SALMO DE HOJE, O SALMO 137?
ESSE SALMO TEM SIDO DENOMINADO COMO O CÂNTICO DO CATIVO, ELE RETRATA OS ISRAELITAS DE ISRAEL DO SUL, NÉ?
O REINO DE JUDÁ, LÁ NA TERRA DO EXÍLIO, BABILÔNIA.
OS MÚSICOS ISRAELITAS FICARAM SILENTES, ENQUANTO OS SEUS RAPTORES, OS OPRESSORES, ZOMBAVAM DELES PEDINDO QUE AFINASSEM AS SUAS HARPAS PARA CANTAREM OS CÂNTICOS DE SIÃO.
O CORAÇÃO DOS CATIVOS ESTAVA PESADO, E COM TODA CERTEZA A NOTA DESSE SALMO SERIA MELANCÓLICA E DE TRISTEZA.
O CONTEXTO DO SALMO 137 É O CATIVEIRO BABILÔNICO, E SE VOCÊ QUISER ENTENDER COMO ESSE MOMENTO DA HISTÓRIA DO POVO DE DEUS NA ANTIGUIDADE OCORREU, VOCÊ PODE LER OS LIVROS DE SEGUNDA REIS, SEGUNDA CRÔNICAS, DE JEREMIAS, EZEQUIEL E DANIEL.
ALI VOCÊ VAI TER UM QUADRO COMPLETO DO QUE FOI ESSE CATIVEIRO.
O CATIVEIRO BABILÔNICO AINDA É CONSIDERADO COMO UM DOS PIORES CATIVEIROS JÁ ENFRENTADOS.
E VOCÊ SABE MEU AMIGO, MINHA AMIGA, TEM SITUAÇÕES NA VIDA QUE SE CANTARMOS PODE ATÉ SER QUE O MAL QUE NOS ASSOLA SEJA ESPANTADO.
CONTUDO, EM OUTROS MOMENTOS, ISSO NÃO VAI ACONTECER, E SE ASSIM CANTARMOS, SERÁ UMA NOTA DE TRISTEZA, UMA NOTA DE MELANCOLIA.
ASSIM É A VIDA NÉ?
HÁ MOMENTOS BONS E HÁ MOMENTOS MAUS, TRISTES E ALEGRES, AS VEZES PASSAMOS POR CIRCUNSTÂNCIAS BOAS QUE NEM ESPERÁVAMOS, AO PASSO QUE EM OUTROS MOMENTOS PASSAMOS POR CIRCUNSTÂNCIAS TÃO RUINS QUE TAMBÉM NÃO IMAGINÁVAMOS.
HÁ MOMENTOS QUE CHORAMOS DE ALEGRIA, OUTROS QUE CHORAMOS DE TRISTEZA.
TODAVIA, O PONTO IMPORTANTE É QUE EM TODOS ESSES DIAS, HAVERÁ DEUS.
DEUS NÃO DEIXOU DE SER O SEU POVO, DEUS NÃO ABANDONOU O POVO DELE À PRÓPRIA SORTE, DEUS FOI COM ELES PARA BABILÔNIA, LEMBRA?
DELE LÁ, NA FORNALHA DE FOGO ARDENTE?
DE IGUAL MANEIRA DEUS NÃO DEIXOU VOCÊ ABANDONADO À SUA PRÓPRIA SORTE, ELE VAI ESTAR COM VOCÊ EM TODOS OS MOMENTOS.
E LEMBRE-SE, ELES FORAM PARA BABILÔNIA, MAS DEUS DISSE QUE OS TRARIA DE LÁ, E SETENTA ANOS DEPOIS COMO ELE HAVIA PROMETIDO, ELE LEVANTOU CIRO, E ELE OS TROUXE DE VOLTA.
O LIBERTADOR VAI SE LEVANTAR TAMBÉM POR VOCÊ, E NO TEMPO CERTO, VOCÊ VAI CHORAR, NÃO MAIS DE TRISTEZA MAS DE ALEGRIA, ENTÃO SEGURA TUAS LÁGRIMAS, PORQUE TEM MUITA COISA BOA PELA FRENTE.